terça-feira, 3 de abril de 2012


EXPORTAÇÃO MIURA TARGA. VARIG B747 JUMBO

O projeto do primeiro Miura nasceu em 1975, baseado num desenho do então estudante de arquitetura Nilo Laschuck.
Uma tradicional empresa gaúcha fabricante de estofamentos e assessórios para automóveis;  Aldo Auto Capas (mais tarde Besson, Gobbi S.A.), resolveu através de seus dois sócios Aldo Besson e Itelmar Gobbi, diversificar suas atividades apresentando no Salão do Automóvel de 1976, um hatchback que saiu quase artesanal da linha de montagem.

Com lançamento comercial em 1977, o interior do carro trazia acabamento refinado. Com estilo alongado, frente em forma de cunha, faróis escamoteáveis por controle eletropneumático, bancos em couro e limpadores de pára-brisa tinham sua posição de descanso abaixo da linha do capô. O volante, regulável eletricamente em altura, constituía, a outro detalhe exclusivo, mantido em todos os modelos posteriores.

Com a abertura do mercado para os automóveis importados, somado ao elevado custo de produção em pequena escala, a empresa gaúcha Besson Gobbi S.A, encerrou a produção de seus modelos em 1992.
Foram fabricadas perto de 10 mil unidades, sendo que 35% foram do Miura Targa, o modelo mais vendido pela empresa.
A audácia e a criatividade de seus idealizadores; Aldo Besson e Itelmar Gobbi, deixou marca na história dos veículos esportivos da indústria automobilística brasileira.

O Boeing 747 / 200 PP-VNA ( registro de produção 22105 /435 - modelo 747-2L5B ), originalmente foi encomendado pela Lybian Arab Airways ( devido ao embargo comercial imposto ao regime do Coronel Muammar El Kaddafi pelos Estados Unidos,a venda foi suspensa ), e a opção de entrega ficou com a Varig,em 1981.
A Aeronave voou também pela Aerolineas Argentinas com a matrícula brasileira,e retornou depois para a Varig.  
Quando houve o cancelamento do leasing, o Boeing 747 foi para a Air Hong Kong, que o converteu para Full Cargo.
Em 2004, a Cathay Pacific comprou a aeronave, e em 2009 o ``Jumbo 22105 (435)´´,  fez o seu último vôo, com destino ao deserto Mojave ( cemitério de aviões ),no estado Americano do Colorado