quinta-feira, 3 de maio de 2012


CHEVROLET 3100. ULTRAGAZ 1953

Após a explosão do dirigível Hindenburg em maio de 1937, Ernesto Igel ficou incumbido de vender o estoque do gás Propano (combustivel do Zeppelin) estocado nas bases do dirigível no Brasil (Recife e Sepetiba).
Não encontrando comprador, teve a idéia de engarrafar o gás em um botijão de gás pequeno e vende-lo como gás de cozinha para alimentar o fogão a gás, estes botijões foram criados por ele em associação com uma firma metalúrgica. Este meio de distribuição do gás de cozinha era inovador para a época.
Logo a seguir criou a Empresa Brasileira de Gaz a Domicílio Ltda. (futura Ultragas) que comercializava o gás de cozinha.

Como o numero de fogões a gás era muito pequeno ele também começou a produzi-los. Criou também as Lojas Ultralar que comercializavam os fogões a gás e outras utilidades domésticas. As empresas foram reunidas no Grupo Ultra.

Em 19 de março de 2007 anunciou a compra da Petróleo Ipiranga, junto com a Petrobrás e a Braskem.
Em agosto de 2008 o Grupo adquiriu a Texaco Combustível, tornando-se a vice-líder em comercialização de combustivel no Brasil, atrás apenas da líder isolada BR (Petrobras).

Após a Segunda Guerra Mundial, a industria automobilística Americana retomou a produção de veículos comerciais com ligeiras modificações estéticas nos antigos modelos.
Os executivos da General Motors estavam convencidos de que um design novo e moderno seria um fator importante nas vendas, especialmente para transportadoras que queriam um uma pick up confortável e com boa capacidade de carga.
As alterações mais significativas foram na cabine, e eixo maior.
Esta pick-up Chevrolet teve grande sucesso, e alguns países como o Brasil e Argentina foi chamado carinhosamente de "Boca de Sapo´´.