terça-feira, 22 de maio de 2012


CAMINHÃO TV EXCELSIOR. 1967

A TV Excelsior de São Paulo, entrou no ar em 9 de julho de 1960. a rede de televisão pertencia ao empresário Mário Wallace Simonsen. ( família Simonsen, era acionista de outras 41 empresas, inclusive a Panair do Brasil, a maior empresa de aviação do país ).
A recém inaugurada emissora centralizava a programação no Teatro Cultura Artística, na Rua Nestor Pestana, que dispunha o melhor estúdio e auditório.

Em 1964, a Excelsior passou por uma grande crise, sob pressão do regime militar, que a forçou a tirar programas do ar, os quais traziam renda à emissora.
Para acentuar a crise, a família perdeu as concessões de vôo da Panair, e teve a falência da companhia aérea decretada. Com dois incêndios em uma única semana,e com graves problemas financeiros, a Excelsior é vendida ao Grupo Folha de S. Paulo. e depois revendida a Organizações Victor Costa.

Em 1º de outubro de 1970, a Excelsior se encontrava á beira da falência. Por volta das 18h40, Ferreira Neto invade o estúdio, que estava transmitindo um programa humorístico (Adélia e Suas Trapalhadas), e anuncia aos telespectadores que o governo decretara o fim da Excelsior. Naquele momento, na central técnica da Excelsior, estavam alguns técnicos da Dentel, que tiraram definitivamente a emissora do ar.
Treze anos depois de o canal 9 TV Excelsior ficar fora do ar, Adolpho Bloch ganha a concorrência aberta pelo Governo Militar, para a antiga concessão da TV Excelsior. Era o começo da Rede Manchete.

Grassi, fabricante de carrocerias de ônibus fundada em 1904 em São Paulo pelos irmãos Luiz e Fortunato Grassi, à qual é atribuída a fabricação do primeiro ônibus no Brasil.
A empresa iniciou produzindo carruagens e outros transportes de tração animal. Em 1910, fabricou o seu primeiro ônibus, para a Hospedaria dos Imigrantes.
Em 1920 passou a produzir exclusivamente veículos motorizados. Sua produção durou até 1970 e, quando a empresa fechou definitivamente suas portas, já havia estabelecido seu nome na história do transporte coletivo brasileiro.