terça-feira, 19 de junho de 2012



AERO WILLYS ITAMARATY. EXPEDITO MARAZZI
O Willys Itamaraty foi lançado em 1966 como a versão mais sofisticada do Aero-Willys. Foi batizado com o nome do edifício sede do Ministério das Relações Exteriores, em alusão à sofisticação e o glamour da diplomacia brasileira. O modelo trazia mais cromados, nova grade dianteira e lanternas. O interior ainda trazia o painel de jacarandá maciço (que seira substituido por uma imitação de plástico no Willys da Ford), Bancos de couro e rádio. Na parte mecanica, ganhava um motor de 3 litros e 132 cv (140 cv na gestão Ford). Sua produção foi encerrada em 1971, junto com o Aero-Willys

Expedito Marazzi é reconhecido como sendo o precursor dos testes de avaliação de desempenho dos automóveis nacionais. Atuando como jornalista especializado em automóveis na Revista Quatro Rodas de 1962 até 1974.

Ao deixar a Quatro Rodas seguiu para a Editora Bloch, escrevendo para as revistas Manchete e Fatos & Fotos, sempre sobre automobilismo e motociclismo. Também editou as revistas Auto Esporte, Motor Três e finalmente a Caminhoneiro.

Marazzi foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento e criação da linguagem de testes e avaliações de automóveis e motocicletas, uma metodologia usada até hoje pelas revistas brasileiras que buscam levar uma informação mais detalhada dos veículos aos seus leitores.
Foi dele a iniciativa de criar no Brasil, o primeiro curso de pilotagem, em 1966. O Cursa Marazzi de Pilotagem de competição foi inspirado no curso ministrado na Itália por Piero Taruffi e as aulas práticas aconteciam no Autódromo de Interlagos e funcionou até 1998.

Expedito Marazzi faleceu em dezembro de 1988 em acidente automobilístico em pleno exercício da profissão. Testando um caminhão.