segunda-feira, 27 de agosto de 2012



BRASINCA UIRAPURU 4200 GT. CHEVROLET BEL AIR 1955 - SHOPPING IGUATEMI

Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. é considerada a maior empresa da América Latina na administração de shopping centers
Possui uma área bruta locável (ABL) total de 393.546 m², espaço que é utilizado por 2.661 pontos de venda, exibe 15 mil metros de vitrine e recebe, em média, 10 milhões de consumidores por mês.
A empresa é controlada pelo Grupo Van, de origem cearense, e é afiliada a Associação Brasileira de Shopping Centers.
O Iguatemi São Paulo está localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima (antiga rua Iguatemi), na região dos Jardins. Foi inaugurado em novembro de 1966, buscando inspiração num novo conceito de comércio que se estava iniciando.
O Iguatemi paulistano é considerado, por seu site oficial e por alguns órgãos de imprensa como sendo o primeiro shopping center do Brasil. Entretanto o Shopping do Méier, no Rio de Janeiro, inaugurado em 1963, também pleiteia este título.
O Iguatemi reúne o maior número de griffes nacionais e internacionais e é marcado pela sofisticação de seu interior.

Viação Bola Branca, localizada inicialmente no Grajaú, a empresa foi fundada em 09 de junho de 1960. Quando a região Sul da Capital Paulista assumia o posto de uma das mais habitadas.
No desenvolvimento da região, que teve um crescimento populacional avassalador a partir dos anos 60, destacam-se várias empresas que responderam a pelo menos parte das necessidades desta população.
Uma destas é a Viação Bola Branca Ltda. Mesmo não mais existindo com este nome, hoje operando com a denominação Viação Cidade Dutra, a empresa têm em sua história grande identificação com parte da zona Sul de São Paulo.
A Viação Bola Branca foi fundada com menos de dez ônibus prestando serviços em apenas duas linhas: Veleiros – Anhangabaú e Veleiros – Pinheiros.

A Brasinca Ferramentas, Carrocerias e Veículos S.A, uma de suas contribuições mais significativas para a indústria automobilística brasileira, foi o coupê esportivo Uirapuru, ou Brasinca 4200 GT. Projetado pelo espanhol radicado no Brasil Rigoberto Soler Gisbert e pelo mago da mecânica Ângelo Mário Gonçalves,

O automóvel contava com carroceria em aço moldada à mão, motor dos caminhões Chevrolet da época, com 6 cilindros em linha e 4.271cc. Para alimentar o motor foram utilizados 3 carburadores ingleses modelo SU. O jornalista Tiago Songa, um dos maiores estudiosos do modelo, arrecadou dados e fotografias de 40 unidades das prováveis 73 fabricadas entre os anos de 1964 e 1966.
Os modelos se distribuiam em Berlinetas, duas unidades versão conversível e uma SW, também chamada de Gavião que prestou serviços à Polícia Rodoviária na base da Rodovia Anchieta.
O alto custo da produção do Uirapurú fez com que a Brasinca desistisse da fabricação do mesmo, passando a produção para a equipe de engenheiros que trabalhava no veículo. Assim nasceu a STV (Sociedade Técnica de Veículos) que ficou por conta de acabar de montar as carrocerias já fabricadas pela Brasinca.
Hoje um Brasinca Uirapuru é considerado um sonho de consumo para os colecionadores de carros antigos brasileiros.

O Bel Air foi produzido em série de 1953 a 1975 pela Chevrolet, uma divisão da General Motors. De 1950 a 1952, os Chevrolets de luxo eram chamados de Bel Air, porém essa não era uma série distinta de automóveis. O nome Bel Air continuou em produção no Canadá com o modelo de 1981.
Em 1953 a Chevrolet renomeou seus carros, e o nome Bel Air foi dado a um modelo de nível superior. Também surgiram duas séries inferiores, a 150 e a 210.
Em 1955, os Chevrolets ganharam a opção de motor v8. Também em 55, o Chevrolet foi reestilizado, e ganhou o apelido de "The Hot One". Os Bel Air vinham com acessórios encontrados em modelos de maior categoria, com interior encarpetado, diversos cromados, e calotas estilizadas. O modelo era diferenciado também pelo nome escrito em letras douradas.

Foto / Pesquisa Texto - Rui Gatti / Adamo Bazani / Tiago Songa

 
Amigo leitor,este Blog foi relacionado e está participando da votação TOP BLOG 2012.
Conto com o seu voto; É fácil. Só clicar no logo Top Blog / Lomadee e confirmar o seu voto.
Obrigado a todos os amigos diários...