quinta-feira, 6 de setembro de 2012



TRÂNSITO 1964. VIAÇÃO MONUMENTO - PRAÇA JOÃO MENDES

Na primeira edição da revista Quatro Rodas, em agosto de 1960, dava conta que a frota brasileira chegava a mais de 480 mil automóveis e a mundial em torno de 90,5 milhões. 
Neste mesmo ano a produção mundial de automóveis alcançou níveis recordes,pularam de 8 para 11 milhões de unidades.
Os Estados Unidos possuíam a maior do mundo,com mais de 64% ( 58, 3 milhões de unidades ),seguidos pela Grã Bretanha,França e Canadá.
O Brasil possuía a segunda maior frota das Américas. México e Argentina,com 410 e 380 mil, vinham em terceiro e quarto lugares.
No final da década de 50 e início da década de 60 as estradas federais brasileiras se multiplicavam. Em quinze anos (de 1945 a 1960) o número de automóveis e caminhões aumentaram em quase 500% e o de ônibus mais de 700%.

A Viação Monumento,éra uma empresa que ligava São Caetano do Sul à São Paulo,mais precisamente até o Pq. Dom Pedro.
A mesma pertencia a Auto Viação São João Clímaco,que posteriormente seria encampada pela EAV Taboão Ltda e os carros de ambas empresas ficavam guardados na mesma garagem na Estrada de São João Clímaco,garagem esta,que existe até hoje, porém desativada com o fim da São João Clímaco no início dos anos 90.
Existia também outra empresa do grupo,a Princesa do Ipiranga que também ligava São Caetano à São Paulo,só que com micro ônibus.

A Praça Doutor João Mendes é localizada no centro do município de São Paulo, cujo nome é uma homenagem ao jurista João Mendes de Almeida.
Começou a ser formada no ano de 1756, quando a Irmandade de N. S. da Conceição e São Gonçalo Garcia escolheu o local para a construção de uma capela.
Em 1757 já existia um pequeno pátio em frente à capela,que era chamado Campo,Pátio ou Largo de São Gonçalo Garcia.
Entre o final do século XIX e o início do século XX,vários prédios foram demolidos,e o antigo Largo foi ampliado,incorporando trechos das antigas Ruas da Cadeia e do Teatro.
Em 29 de Novembro de 1898, através da Resolução nº 102, o largo foi oficialmente denominado Praça Dr. João Mendes.
Na década de 50, ali se instalou o Fórum João Mendes, que hoje é o maior fórum civil do Brasil. 


Foto Gentilmente Enviada 
Por Sra. Eli Mendes
http://saudadesampa.nafoto.net

Amigo leitor,este Blog foi relacionado e está participando da votação TOP BLOG 2012.
Conto com o seu voto; É fácil. Só clicar no logo Top Blog / Lomadee e confirmar o seu voto.
Obrigado a todos os amigos diários...