segunda-feira, 26 de novembro de 2012



L´AUTOMOBILE VENTURA VW 1979 (PUMA / CHAMONIX )
 
O Ventura foi apresentado oficialmente no XI Salão do Automóvel 1978.
O protótipo que serviu de base para o projeto, foi ``trabalhado´´,no VW SP2.
No final dos anos 70, a tendência era carros com`` linhas retas´´, assim utilizando o chassi e motorização VW,e com peças do Passat, Fiat 147, Alfa Romeo 2300, Brasília... Nascia mais um fora de série Brasileiro.
Para baixar custos,a alternativa foi manter os vidros( por consequencia as colunas ) originais do VW SP2, o que desagradou pela semelhança de um carro que já estava fora de linha.
 
No lançamento, o Ventura custava CR$ 374.786... (40% mais caro que o Puma). Para os padrões da época o carro inovava com o cinto de 3 pontas, e sistema ``stereo de fábrica´´ e toca fitas auto reversível,mas pecava no acabamento e vedações.
Em 1980, com 22 carros produzidos e 8 na linha de montagem, teve a sua primeira facelift, abrindo o mercado para a exportação na Alemanha, Itália, Inglaterra e principalmente o mercado Americano, que contou com uma série exclusiva , com motor Passat, rodas exclusivas e melhor acabamento ( versão RS - export ). 
 
Em 1984, teve novamente um facelift ( lanterna traseira, volante, botões do painel, interior completo em couro... ), e foi comercializado como ``nova versão SLE´´.
No começo de 1988, foi a sua principal reestilização,com o lançamento do Ventura Conversível, e alterações de design na grade dianteira, traseira e capô.
Os poucos modelos produzidos do Ventura Coupé, e Ventura cabriolet , foram comercializados como ``Ventura II´´.
A produção foi suspensa no final de 1988, sendo comercializados mais carros para o mercado Americano, do que no Brasil. 
 
Amigo leitor,este Blog foi relacionado finalista na votação TOP BLOG 2012.
Agora começa uma nova contagem.È necessário votar novamente. Conto com o seu voto. É fácil; Só clicar no logo Top Blog e confirmar o seu voto.
Obrigado a todos os amigos diários...