domingo, 2 de dezembro de 2012



ATENTADO TERRORISTA ALN - VW FUSCA. ISHIRO NAGAMI 1969

No dia 4 de setembro de 1969, às 05:45 hs, em frente ao nº 758 ( Hotel Pink ),da Rua da Consolação, esquina com a Rua Maria Antônia, Ishiro Nagami, ativista ligado ao grupo ALN ( Ação Libertadora Nacional ), ao conduzir uma poderosa bomba no seu Volkswagen Fusca azul ( SP 44 52 77), para mais um atentado,foi surpreendido com a explosão.
Ishiro,era um jovem professor de 28 anos, que junto a outro terrorista que também teve o corpo estraçalhado pelo impacto, só foi identificado tempos depois como, Sérgio Roberto Correa. ( era conhecido, no movimento de resistência,pelo codinome "Gilberto" ).
Os destroços do carro e dos corpos epalharam-se por dezenas de metros.


Todos os vidros de um edifício de quatro andares,a 50 metros do local da explosão, foram quebrados. Uma das portas do carro caiu no estacionamento de uma repartição pública, distante quase 70 metros do cruzamento.
A polícia, tão logo identificou o proprietário do veículo, correu ao seu apartamento ( Rua Jaguaribe 619 ),lá recolheu mais de 50 quilos de cartuchos de dinamite, identificados como parte da carga roubada em dezembro de 1968 na Rochester, localizada no distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes.