segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


VOLKSWAGEN VW TL

A linha Volkswagen 1600/ TL / Variant, foi juntamente com o Fusca e a Kombi, a base da presença da Volkswagen no mercado brasileiro até 1974.
Todos eram equipados com motores traseiros refrigerados a ar e mesma plataforma mecânica do Fusca.

A VW, lançou o TL dois volumes e meio (fastback), em 1970, com o motor horizontal da Variant.
No ano seguinte seria eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1971.
Apesar do apelido "cabeça de bagre", o novo desenho encontrou grande aceitação.
A VW também lançou uma versão de 4 portas do TL, para atrair os motoristas de táxi (que utilizaram muito o VW 1600 quatro portas).
Apesar do sucesso no mercado brasileiro e da ausência de competidores (a Volks dominava cerca de 70% do mercado brasileiro), a idade do projeto começava a pesar (o similar europeu era de 1961), a Volks, decidiu introduzir a linha Passat já em 1974, ocupando o mesmo nicho de mercado do TL.
Esta concorrência interna, somado ao lançamento do VW Brasília, decretou o fim da linha TL em 1975, podendo-se encontrar algumas unidades residuais do ano de 1976.