FNM D11000 - RFFSA /
FEPASA
Em 1998, a RFFSA (Rede Ferroviária Federal
Sociedade Anônima ), já em fase de liquidação,incorporou a Ferrovia Paulista
S.A. - FEPASA, ao que se seguiu, em dezembro desse ano, a privatização daquela
malha.
A privatização foi uma das alternativas para retomar os investimentos
no setor ferroviário. O governo de Fernando Henrique Cardoso concedeu linhas
públicas para que a iniciativa privada pudesse explorar o transporte de cargas.
No entanto, as concessionárias não se interessaram pelo transporte de
passageiros, que foi quase totalmente extinto no Brasil.
A Fábrica Nacional de Motores foi fundada no período da história brasileira chamado de Estado Novo.
A criação da fábrica, junto com outras iniciativas (como a criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Nacional de Álcalis, Companhia Hidrelétrica do São Francisco e outras), visou transformar o Brasil em uma economia industrializada.
A FNM foi erguida como uma empresa estatal, na região da Baixada Fluminense, mais precisamente na cidade de Duque de Caxias. Os primeiros motores de avião fabricados pela FNM tinham tecnologia licenciada da empresa estadunidense Curtiss-Wright.
Ao final da Segunda Guerra Mundial
a fábrica foi obrigada a diversificar a sua produção e licenciou a tecnologia da
empresa italiana Isotta Fraschini Spa para fabricação de caminhões da mesma
marca. Em 1949, após a falência da empresa italiana, a FNM fez um novo contrato
com a empresa Alfa Romeo para o desenvolvimento de um novo caminhão com motor e
cabine criados no Brasil.
Os caminhões fabricados pela empresa, chamados
de Fenemê, alcançaram relativo sucesso na época. Foram fabricados
aproximadamente 15.000 veículos pela empresa.
Em 1968 a empresa foi vendida para a Alfa Romeo que posteriormente foi incorporada pela FIAT. Em 1985 a FIAT encerrou as operações da Fábrica Nacional de Motores.
Em 1968 a empresa foi vendida para a Alfa Romeo que posteriormente foi incorporada pela FIAT. Em 1985 a FIAT encerrou as operações da Fábrica Nacional de Motores.