sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013




GUINCHO DST 1966. CHEVROLET BRASIL 

No Estado de São Paulo, a preocupação em disciplinar o trânsito começou pela criação da Diretoria do Serviço de Trânsito (DST), em 1903, cuja sede localizava-se na rua do Carmo.
A Diretoria passou a ser vinculada à Secretaria de Estado dos Negócios da Justiça e da Segurança Pública, em 1906, quando foi extinta a Chefatura de Polícia. Em 1936, a Diretoria do Serviço de Trânsito já havia sido transferida para um casarão da rua Victoria.
Em 1959, a Diretoria foi transferida para o prédio na avenida Pedro Álvares Cabral, no Ibirapuera, imóvel que pertencia à Secretaria de Agricultura.
Em 1967, a Diretoria do Serviço de Trânsito (DST) passou a ser Departamento Estadual de Trânsito (DET/SP), por força do decreto nº 47.740 de 08 de fevereiro de 1967. Mais tarde, o prédio passou a pertencer, definitivamente, à Secretaria da Segurança Pública, pelo decreto nº 49.541 de 29 de abril de 1968.
No ano seguinte, passou a funcionar, no mesmo local, o Conselho Estadual de Trânsito. 

General Motors do Brasil é a maior subsidiária da corporação na América do Sul e a segunda maior operação fora dos Estados Unidos.
A General Motors atua no Brasil desde 1925. Naquele ano, a empresa começou a funcionar em galpões alugados no histórico bairro do Ipiranga, em São Paulo. No começo, as atividades consistiam na montagem de veículos importados dos Estados Unidos.
Após cinco anos, a General Motors do Brasil inaugurava oficialmente, em 1930, sua primeira fábrica, em São Caetano do Sul.
Em 1958 começou a operar a segunda fábrica, em São José dos Campos, inaugurada oficialmente um ano depois pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek. Ainda em 1958, saíram da linha de montagem da fábrica de São Caetano do Sul, os primeiros veículos genuinamente nacionais da marca: os caminhões Chevrolet Brasil e a picape modelo 3100, para cargas leves, inaugurando a fabricação de veículos leves da GM no Brasil.