quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013



ÔNIBUS CIFERAL GLS BUS - AV.REBOUÇAS 05 MAIO 1994
  
A Ciferal encarroçadora de ônibus brasileira,foi fundada em 1955, e instalou-se primeiramente em Ramos, na cidade do Rio de Janeiro e, em 1992, transferiu-se para Xerém, no município de Duque de Caxias. Em 2001 foi adquirida pela empresa Marcopolo.
Quem fundou a Ciferal foi Fritz Weisseman, um austríaco que chegou ao Brasil ainda jovem, em 1927, quando sua família mudou-se para o Brasil. A empresa fabricou o primeiro ônibus urbano em 1957 e o primeiro ônibus brasileiro com ar condicionado individual para os passageiros.
Em 1961, segundo o site Railbuss.com, a encarroçadora conquistou seu primeiro grande cliente, a Viação Cometa, que não podia mais importar ônibus dos Estados Unidos, devido à política de restrição de importações que começou naquela época.  

A empresa tem destaque no mercado por ter sido uma das primeiras do país a usar duralumínio (uma liga metálica com base no alumínio) na carroceria.
No início dos anos 70, a empresa juntou-se às encarroçadoras Cribia e Metropolitana - esta, fundada em 1948 pelo próprio Fritz Weisseman. A Metropolitana, porém, foi vendida à Caio anos depois.
A Ciferal chegou a ser estatal, nos anos 80, quando foi protagonista de uma crise financeira. A crise teve auge com o cancelamento de um pedido de 2 mil trólebus (ônibus elétrico) encomendado pela CMTC, empresa municipal de ônibus de São Paulo.
Antes, a empresa deixou de produzir as encomendas da Viação Cometa - conhecidos como Dinossauro,levando-a a criar uma encarroçadora própria, a CMA, e levando profissionais da CMA para fabricar os ônibus customizados da empresa.
Com a crise, o governador Leonel Brizola decidiu pela compra da Ciferal. A fábrica desenvolveu jardineiras,ônibus especiais para passeios turísticos em praias e ônibus novos para a CTC-RJ, estatal de ônibus.  

Ayrton Senna da Silva (São Paulo, 21 de março de 1960 — Bolonha, 1 de maio de 1994) foi o piloto de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991.
Foi também vice campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993.
Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994.
É considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo.

A frase que está escrita no vidro traseiro: "Ayrton,acena pro Brasil. Valeu! Senna", era uma das inúmeras referências ao Piloto Ayrton Senna,na chegada do corpo em São Paulo.