sexta-feira, 1 de março de 2013


MERCEDES BENZ O-362. VIAÇÃO SANTA CECÍLIA  

A Viação Auto Ônibus Santa Cecília Ltda, foi constituída em 20 de setembro de 1958, com poucos veículos e linhas.
Seus fundadores foram Carlos Chiaroni, Francisco Ortegoza Podadera e Szja Herszkowicz.
A empresa começava a servir parte das zonas Sul e Oeste de São Paulo,além do centro. 

No final dos anos 60,a empresa tinha conseguido se firmar,e na medida que novos loteamentos e bairros iam crescendo nas zonas Sul e Oeste, as linhas iam se prolongando, novos trajetos eram criados, o número de passageiros aumentava.
Por este crescimento, em 15 de outubro de 1964, a Santa Cecília deixava de ser uma empresa Ltda. para se transformar numa Sociedade Anônima.
Nesta data, mais sócios entraram no empreendimento, a maior parte familiares dos fundadores. 


Com a sociedade ampliada, era hora de aumentar a atuação do grupo na cidade de São Paulo, e foi justamente isso que ocorreu nos anos 70.
A empresa tinha uma situação financeira tão sólida nesta época que emprestava e realizava financiamentos para outras viações.
Um empréstimo garantido, pois se a devedora não pagasse, começava então a integrar o grupo da Viação Santa Cecília.
Em 20 de fevereiro de 1970, em Assembléia Geral Extraordinária, os sócios da Santa Cecília aprovaram encampar parte da Viação Nossa Senhora do Socorro Ltda, de quem era credora.
Um ano depois, era a vez de outra empresa ser adquirida. Em 3 de abril de 1971, adquiriam 70% da Viação Bandeirante, que também enfrentava dificuldade financeira.
A compra foi estratégica. Consolidou ainda mais a atuação regional do Grupo Santa Cecília e permitiu que na reorganização dos transportes de 1978, promovida na gestão do Prefeito Olavo Setúbal, pudessem operar sozinhos um lote.  


Nesta organização, varas empresas pequenas sumiram e outras tinham de se associar para continuarem no mercado. Mas nos anos 80, o grupo sofreu um grande baque. Já não mais com a mesma força dos anos 70, uma das empresas do Grupo, A Viação Bandeirante sofreu intervenção da CMTC, durante a gestão de Jânio Quadros. 
Durante o chamado sistema municipalizado de Luiza Erundina, a partir de 1991, a empresa assumiu o lote 33 de operação da cidade.
Depois de passar por vários problemas, conjunturais e internos, a Santa Cecília em 2003 não mais operava.
Algumas de suas linhas foram para a Villa Lobos, também extinta e hoje partes dos trajetos são operados pela Transppa.