segunda-feira, 4 de março de 2013



EM ALGUM LUGAR DO PASSADO... AERO WILLYS

O modelo Aero Willys foi fabricado pela Willys Overland do Brasil entre 1960 e 1971.
O Aero Willys brasileiro foi lançado em 25 de março de 1960, mas seu projeto vinha sendo discutido na montadora brasileira desde 1958. O Aero Willys era um carro herdado de um projeto americano que havia sido desativado por insucesso. Lá as versões desse automóvel eram conhecidas como Aero-Ace, Aero-Eagle, Aero-Wing, Bermuda (um cupê duas portas), fabricados pela Willys Overland dos EUA, com os componentes mecânicos dos Jeep Willys.
O modelo 65, foi a terceira grande mudança no modelo Aero Willys.
A Willys sabia que o ponto alto do desenho do Aero era sua traseira e, nos modelos 65, os desenhistas resolveram encompridá-la, para dar mais harmonia ao desenho. Inverteram a posição das lanternas e a tampa do porta-malas recebeu outro estilo, seguindo o desenho reto da carroceria.Houve mudanças nos frisos, novas cores, novo padrão de estofamento.
Em 1966 foi a vez do lançamento de uma nova versão mais luxuosa batizada de Itamaraty ( Uma revista o chamou de "um palácio sobre rodas"), Ele vinha equipado com bancos de couro, ar condicionado opcional com saídas de ar traseiras, nova frente e nova traseira.  

No Aero 1967 houve mudanças pouco significaticas, a lanterna traseira passa a ser composta por 3 partes distintas (Vermelho/amarelo/branco), e novo painel com 5 instrumentos separados ( o anterior era de 3 instrumentos sendo gasolina/temperatura, velocimetro/hodômetro e bateria/óleo ).
Nesse Ano a grande mudança ocorreu no Itamaraty que ganhou nova frente, novas calotas, novas lanternas traseiras, e novo acabamento.
O Willys Itamaraty foi lançado em 1966 como a versão mais sofisticada do Aero-Willys. Foi batizado com o nome do edifício sede do Ministério das Relações Exteriores, em alusão à sofisticação e o glamour da diplomacia brasileira. O modelo trazia mais cromados, nova grade dianteira e lanternas. O interior ainda trazia o painel de jacarandá maciço (que seira substituido por uma imitação de plástico no Willys da Ford), Bancos de couro e rádio. Na parte mecanica, ganhava um motor de 3 litros e 132 cv (140 cv na gestão Ford). Sua produção foi encerrada em 1971, junto com o Aero Willys.