segunda-feira, 1 de abril de 2013


SALÃO DO AUTOMÓVEL 1973 ( RAID DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - FORD )  

Em Novembro de 1973, o Brasil ainda estava desenvolvendo sua malha viária,cercado de florestas e caminhos tortuosos pelo interior do Norte e Nordeste.
Numa ação de marketing ousada,que aproveitava o nacionalismo estimulado de forma exacerbada naquela época,a Ford promoveu o 1º Raid da Integração Nacional.
Seria um feito de proporções épicas,uma verdadeira expedição à todas as capitais de estado do país,onde três carros da linha Ford seriam os “integradores”.Um Corcel, uma Belina e um Maverick.  


Durante a viagem,a caravana visitava a capital de cada estado,e entregava ao seus representantes uma carta escrita pela diretoria da Ford,com os seguintes dizeres: “...Senhor Governador,seu país está sendo integrado...”
Cada representante de estado respondia com outra carta,que seria levada pelos pilotos do Raid até as mãos do Presidente do Brasil,na Capital Federal.   


Os carros percorreram 16.755 quilômetros em apenas 24 dias,e chegaram à Brasília no dia 31 de Outubro,levando as cartas dos governadores e fechando o circuito do Raid que passou por todas as capitais de estado do Brasil.
Quem pilotava o Maverick Super Luxo da expedição era ninguém menos que Luiz Antônio Greco,um dos maiores chefes de equipe do automobilismo brasileiro,tendo gerenciado os melhores pilotos e os melhores carros de competição até então,como a imbatível Equipe Willys.
Greco seria o chefe da Mercantil Finasa Ford,equipe oficial da fábrica em competições, com seus belos Mavericks correndo nas divisões 1 e 3 do campeonato brasileiro,à partir de 1973.

Foto - Paulo Cesar Padanho - Guia Dos Antigos