sexta-feira, 12 de abril de 2013


ÔNIBUS VITÓRIA CAIO. 1988 

Projetado a partir de 1987 e lançado oficialmente em 1988,com o intuito de acompanhar as inovações do mercado de carrocerias de ônibus e não permitir que os produtos da Caio ficassem defasados neste mesmo mercado,o Vitória veio como reposta da empresa às constantes ameaças de diminuição de sua participação e até mesmo da perda da liderança no setor de ônibus urbanos consolidada pela sequência de modelos Bela Vista, Gabriela e Amélia. 

O Vitória foi um modelo que nasceu para vencer. Ele foi uma das causas de um fato interessante. A Caio,que fatalmente teve sua falência decretada em 2000,não enfrentou uma situação pior ainda pela reputação e números expressivos de vendas conferidos por modelos como o Vitória. Mesmo falida,conseguia ainda despertar a atenção de um grupo empresarial muito forte no setor de operações, comandado pelo empresário José Ruas Vaz, que em 2001 criou a empresa Induscar e arrendou a massa falida da Caio.
Em 13 de março de 2009 arrematou em leilão definitivamente o parque fabril, os insumos, a tecnologia e a marca Caio, empresa fundada em 1945, pelo imigrante italiano José Massa. 

E essa importância do Vitória para o setor de transportes e para a vida da Caio pode ser traduzida em números.
De acordo com a FABUS, entidade que reúne desde 1959 as fabricantes de carrocerias de ônibus,entre 1988 e 1995,período oficial de produção,o Vitória foi responsável por 28 mil encarroçamentos.
Um número recorde para a indústria de ônibus.Para se ter uma idéia,em algumas épocas, chegaram a ser produzidas dentro deste período,280 unidades por mês.   

Foto Enviada Paulo Cesar Padanho