segunda-feira, 22 de abril de 2013




OTHON PALACE HOTEL - FROTA DKW TAXI 1965  

Othon Lynch Bezerra de Mello (Limoeiro, 9 de fevereiro de 1880 — Recife, 8 de fevereiro de 1970), foi empresário da hotelaria, industrial e político.
Mesmo com tendências literárias, teve no entanto, orientação voltada para a área empresarial por seu pai, que o mandou para a Europa, para aprender inglês e francês e conhecer empresas daquele continente.    

Iniciou sua atividade empresarial em 1905, na área do comércio, com uma loja de tecidos no centro do Recife.
Ampliou essa atividade, abrindo novas lojas na cidade.
Em 1913 foi empossado como primeiro secretário da Associação Comercial de Pernambuco.
Em 1924 comprou a Fábrica de Tecidos Apipucos, que se transformou em Cotonifício Othon Bezerra de Mello, destacando-se no meio têxtil.
Em 1943 fundou a Companhia Brasileira de Novos Hotéis, depois denominada Hotéis Othon S.A. Instalando no Rio de Janeiro, o tradicional ´´ Aeroporto Othon`` e em São Paulo o ``Othon Palace´´. A rede ampliou-se rapidamente por outros estados brasileiros.   

O Othon Palace Hotel foi um dos mais famosos hotéis de São Paulo.
A localização era privilegiada, localizado na esquina da Rua Líbero Badaró com o Viaduto do Chá e a Praça do Patriarca, ao lado do Edifício Matarazzo.
O Centro Velho foi, durante décadas, o local que reunia os interesses sociais, comerciais e financeiros de grande parte da população de São Paulo.
Desde a construção do Viaduto do Chá e principalmente depois da inauguração do Teatro Municipal já havia um movimento que indicava uma tendência de crescimento, mas essa situação começou a ficar mais definida em fins dos anos 1960, quando a necessidade de expansão territorial se fez imperiosa já que o Triângulo se tornara pequeno para o volume de negócios que a cidade gerava. Assim sendo, os paulistanos foram, pouco a pouco, se transferindo para outras regiões.   

O Othom foi perdendo o seu glamour, hospedes e`´estrelas´´ da Embratur, mas principalmente a qualidade de serviço...
Acabou por encerrar as suas atividades no final de 2008 quando já estava operando a anos com prejuízos financeiros.