segunda-feira, 29 de abril de 2013



FÁBRICA VW VOLKSWAGEN. 1977  

Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta na cidade de São Bernardo do Campo, a 18 km da capital paulista, a fábrica Volkswagen Anchieta tem área total de 1.851.935 m2, dos quais 1.091.407 m2 são de área construída.
A história começou em 1949, quando pesquisas feitas no mercado latino-americano indicaram o Brasil como o melhor lugar para receber a primeira.
Em 23 de março de 1953, em um pequeno armazém alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, nascia a Volkswagen do Brasil.
De lá saíram os primeiros Fuscas, com peças importadas da Alemanha e montados por apenas 12 empregados.  

Entre 1953 e 1957, foram montados 2.820 veículos (2.268 Fuscas e 552 Kombis). Os planos da empresa ganharam novo impulso quando, em junho de 1956, o governo brasileiro criou condições para instalar no Brasil a indústria automobilística, fixando as bases para o rápido desenvolvimento do setor.
No mesmo ano, a Volkswagen decidiu construir sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP).
Já em 2 de setembro de 1957, produzia a Kombi, o primeiro carro da marca fabricado no Brasil, com 50% de suas peças e componentes produzidos no país. Lançado em 3 de janeiro de 1959, o Fusca rapidamente tornou-se sucesso de mercado (o Brasil produziu e vendeu 3.3 milhões de unidades), numa época dominada pelos grandes automóveis importados.
Em18 de novembro de 1959, é uma data histórica para a VW. Nesse dia foi inaugurada oficialmente a fábrica de São Bernardo do Campo, com a presença do então presidente da República do Brasil, Juscelino Kubistscheck, responsável pela instalação da indústria automobilística no país.  

Em julho de 1970, com os primeiros recordes de produção e vendas,a marca chegava ao primeiro milhão de veículos.
Em março de 1972,o Fusca registrava o marco histórico de um milhão de unidades vendidas.
O aprimoramento na produção de veículos adequados às condições e exigências brasileiras levou, em junho de 1974, ao lançamento do Passat, carro de tamanho médio, com motor de quatro cilindros, refrigerado a água, e com tração dianteira completamente diferente dos modelos anteriores.
O carro foi sucesso no Brasil e no exterior, principalmente no Iraque, para onde foram exportadas 200 mil unidades.
Em 1975, a filial brasileira já era a maior fora da Alemanha, e produzia 62% da produção nacional.