terça-feira, 11 de junho de 2013


EM ALGUM LUGAR DO PASSADO... FORD 1933    

FORD MOTOR COMPANY, foi fundada na cidade de Detroit, estado americano do Michigan, no dia 16 de junho de 1903 por Henry Ford e mais 11 investidores, que contribuíram com US$ 28.000 cada um.
O mês era junho. O local uma pequena fábrica em Michigan, com 125 funcionários, que trabalhava a todo vapor para lançar o seu primeiro veículo: o modelo A.
O clima estava tenso e a discussão sobre a cor do automóvel tomava conta do local. Os engenheiros não sabiam o que fazer e perguntaram para o proprietário Henry Ford. Ele logo respondeu: “Pode ser qualquer cor desde que seja preto”. Assim nasceu o ícone da indústria automobilística, o primeiro esboço de uma linha de montagem e o primeiro carro acessível à classe média.
Em menos de um mês era entregue o primeiro carro para o Dr. Pfennig, um dentista da cidade. Esse modelo vendeu 1.708 unidades em 15 meses, entusiasmando Henry Ford.
Ainda neste ano, além de inaugurar a primeira distribuidora de veículos da marca na cidade de San Francisco na Califórnia, a nova empresa efetuou as primeiras exportações para a Grã-Bretanha.    


Em 1933, com a criação do primeiro departamento de design automotivo da montadora, passou a ter influência no projeto dos automóveis Ford, mudando definitivamente o conceito do `` simple car´´. O motor V8 de baixo custo, que se tornaria uma marca registrada da FORD durante muitos anos.
O V8 trouxe ao alcance de todos o desempenho deste tipo de motor, antes exclusivos aos automóveis de luxo.