quarta-feira, 10 de julho de 2013


JUMBO AEROPORTO 1980

O Grupo Pão de Açúcar , cuja razão social é Companhia Brasileira de Distribuição, é a maior empresa varejista do Brasil. É controlada por Abílio Diniz e pelo Grupo Casino, de capital francês.
O grupo teve origem com a fundação da doçeria Pão de Açúcar, em 1948 por Valentim dos Santos Diniz (1913-2008), que posteriormente se tornou uma rede de supermercados.

Em 1971, a grande expansão com o lançamento da marca Jumbo, primeiro hipermercado do Grupo Pão de Açúcar, em Santo André, região do ABC Paulista. Com enorme variedade de produtos, e uma loja ampla, com estacionamento para os clientes, nasce como novidade no Brasil.
No dia 10 de maio de 1972 foi inaugurado o Jumbo aeroporto, antes era o depósito central das lojas Mappin, e antes do Mappin, era os estúdios de cinema da Vera Cruz.
Em 1976, o grupo adquire a maior rede de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do país, a Eletroradiobraz. Ainda nessa década, investe em outros ramos de atividade, como restaurante, turismo, lanchonetes, pesca, veículos etc. e continua com diversas aquisições na área de supermercados em diferentes estados brasileiros.

Além dos supermercados Pão de Açúcar e dos hipermercados Jumbo, novos formatos de loja são incorporadas na década seguinte: Sandiz - lojas de departamento, o Minibox, mercearias de desconto, o Superbox, loja depósito e o Peg & Faça – de bricolagem. Em 1981 a fusão de todas as lojas de varejo da rede, formam a Companhia Brasileira de Distribuição – CBD.

Hoje, a Companhia Brasileira de Distribuição conta com cerca de 1.582 lojas. O Pão de Açúcar passa a ter mais de 79 mil funcionários nas lojas espalhadas pelo Brasil

Foto gentilmente enviada Eli Mendes
www.saudadesampa.nafoto.net