sexta-feira, 12 de julho de 2013


CAMINHÃO FORD SÉRIE F - FROTA BUNGE ( SANBRA ) MARGARINA DELÍCIA     

Os primeiros veículos de carga produzídos pela Ford norte-americana,eram derivados do Ford Modelo T,denominados TT, e foram produzidos a partir de 1917. Os Modelos TT foram importados desde o início das operações da filial brasileira, em 1919. 
A produção local da Ford do Brasil iniciou-se em 1957 com os modelos da Ford série F. O primeiro caminhão nacional, o F-600, que saiu da linha de montagem em 26 de agosto de 1957, seguindo o Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek, com índice de nacionalização de 40%, com o motor V8 a gasolina ainda importado.
Em 1958 passou a receber o motor V8 Y-block produzido no Brasil.    

Bunge( Sanbra ), é o nome de um conglomerado multinacional de empresas produtoras de alimentos ( Delícia, Primor, Soya, Salada, Cyclus, Andorinha, Cocinero Óleo Perdigão... ), fertilizantes e agronegócios.
Fundada em 1818 por Johann Peter Gotlieb Bunge, em Amsterdã, para comercializar grãos, mudou-se para Roterdã e em 1859 se transferiu para Antuérpia. Logo depois se expandiu pela Europa e demais continentes até chegar ao Brasil em 1905.
Hoje tem sua sede em Nova Iorque. Seu presidente mundial é o brasileiro Alberto Weisser. O presidente da unidade brasileira é o ex-ministro Pedro Parente.    

Lançada em 1959, a margarina Delícia é um dos produtos mais tradicionais da Bunge Alimentos. Na época do seu lançamento, ela se destacou pela embalagem diferenciada e formulação adaptada às preferências de cada região do país. Em 1992, foi pioneira ao lançar a primeira margarina light, a Delícia Light.