segunda-feira, 15 de julho de 2013



MERCEDES BENZ O 364 VIAÇÃO ÔNIBUS TUSA -  AV. SÃO JOÃO

A primeira linha de ônibus que serviu oficialmente a Vila Brasilândia foi da CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos, a partir de 3 de março de 1958. Com destino a região central, o ponto de ônibus era em frente à Paróquia de Santo Antônio de Vila Brasilândia.
Nos anos de 1960, a região, que era um núcleo com características urbanas, mas ainda cercado de várias grandes propriedades como sítios e áreas de vegetação intensa, tornou-se um conglomerado de bairros.
Na década de 1960 surgiram as vilas: Santa Terezinha, Jardins Carumbé, Damasceno e Vista Alegre.
Neste contexto surge a Tusa Transportes Urbanos Sociedade Anônima Ltda.

A empresa que, na maior parte da sua existência, foi administrada por uma família que entendia de ônibus, a De Nigris. Theobaldo De Nigris, antes mesmo da instalação da Mercedes Benz do Brasil, já comercializava produtos da marca.
O grupo De Nigris, além da Tusa tinha empresas como Viação Itamarati e Empresa Auto-ônibus Lapa- Moinho-Velho.

A Vila Brasilândia foi o quarto bairro a ter uma linha executiva da CMTC. Na linha até a Praça Ramos de Azevedo , enquanto a tarifa da especial era Cr$ (cruzeiros, dinheiro de então) 4,50 a da Linha 848, da Tusa, era Cr$1,80.
Na reorganização dos transportes na cidade, em 1978, a Tusa que operava o lote 43, assumiu o 122, englobando as demais empresas do grupo.
Os ônibus tinham a parte inferior da lataria (saia) pintada de verde claro, o que indicava que serviam a região Noroeste da cidade, o que incluía Casa Verde, Limão, Freguesia do Ó e Jaraguá.

A TUSA, que operou desde o início dos anos de 1960 até 1996, foi considerada pelos paulistanos, em boa parte do tempo que existiu, uma das empresas exemplares nas prestações de serviços.
A empresa acabou sendo vendida para o Grupo Áurea, poderoso operador de transportes nacionais, comandado por Constantino de Oliveira.