segunda-feira, 29 de julho de 2013


RUA RIACHUELO 1967.  

Em 1812, esta rua era conhecida como " Beco da Casa Santa", pois os padres franciscanos ali instalaram uma casa de caridade para a distribuição de alimentos aos pobres. Nesse mesmo ano ela foi alargada utilizando-se parte dos terrenos de Vicente de Souza Queirós, do Tenente Coronel Bento José de Moraes e Jacob Michel. Após concluídos esses trabalhos, o beco transformou-se em " Rua da Casa Santa " (Então, a atual rua Cristóvão Colombo chamava-se " Travessa da Casa Santa ").
Em 1865 a denominação foi alterada para " Rua Riachuelo", uma referência à célebre batalha travada a 11/06/1865, na Guerra do Paraguai.    


Na capital paulista, a preocupação em criar normas de trânsito surgiu com a chegada dos primeiros utilitários ao Brasil, no final do século XIX.
Até o ano de 1967, tal função era exercida pela Diretoria do Serviço de Trânsito, criada em 1903.
Mais tarde, através do decreto nº 47.740, publicado em fevereiro de 1967, ela passou para Departamento Estadual de Trânsito.
Os congestionamentos eram assunto tão sério, que o governador Abreu Sodré convocou um coronel, o carioca Américo Fontenelle, para dar um jeito na situação. Entre as medidas, a criação de bolsões de estacionamento, inversão da mão de vias e a transferência de pontos de ônibus para fora do centro. O pacote incluía até a operação ' esvazia-pneu ', aplicada sobre veículos estacionados em local proibido.
O estilo contundente de Fontenelle causou seu afastamento no mesmo ano.

Foto Sra. Eli Mendes
http://saudadesampa.nafoto.net