quarta-feira, 7 de agosto de 2013


ÔNIBUS GMC. AUTO VIAÇÃO JABAQUARA ( VIAÇÃO COMETA ).   

Em 1937,o Dr. Arthur Brandi, futuro cunhado do major Tito Mascioli ( em 1931,o Oficial aviador italiano Tito Mascioli visitou o Brasil pela primeira vez. Mascoli participou da primeira travessia do Oceano Atlântico na esquadrilha de 14 hidroaviões Savoia Marchetti da Aeronáutica Italiana ),criou a Auto Viação Jabaquara S.A, para operar na linha de ônibus para melhorar as vendas de terrenos nos bairros distantes do centro da cidade de São Paulo. Tito Mascioli assumiu esta empreitada.    

Em pouco tempo, a Auto Viação Jabaquara S.A. controlava 40% do transporte coletivo da cidade de São Paulo. Entretanto, em 1947, com a criação da CMTC - Companhia Municipal de Transportes Coletivos, a empresa foi encampada. Tito Mascioli jamais recebeu qualquer indenização, apesar de ocupar o cargo de Diretor Tesoureiro da CMTC por um curto período. Neste mesmo ano Tito Mascioli comprou a Empresa Auto Viação São Paulo-Santos Ltda., fundada em 1943.
No ano seguinte a empresa passou a se chamar Auto Viação São Paulo-Santos S.A. Logo depois, mudou seu nome para Viação Cometa S.A.
O nome da nova empresa foi inspirado no desenho de um cometa que existia na lateral dos ônibus da Auto Viação São Paulo-Santos. Curiosamente, as cores da nova empresa (azul e bege) vieram de um jogo de porcelana de chá que Tito Mascioli e sua esposa costumavam usar na Europa.

Em 2001 ocorreu uma cisão na Viação Cometa. A nova empresa adotou uma reformulação com carrocerias modernas e novo design da frota.
A Viação Cometa faz parte do grupo JCA, iniciais do empresário Jelson da Costa Antunes. O Grupo JCA é responsável pela 1001 Turismo e Viagens Ltda. (agência de passagens aéreas, reservas e outros serviços de turismo no Brasil e no exterior), e um dos principais acionistas da Barcas S/A - concessionária de transporte hidroviário.
Além da Viação Cometa integram também o Grupo JCA as empresas de transporte rodoviário: Auto Viação 1001, , Auto Viação Catarinense, Rápido Macaense e Rápido Ribeirão Preto.