quarta-feira, 28 de agosto de 2013


RURAL WILLYS - FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO   

Cásper Líbero (Bragança Paulista, 2 de março de 1889 — Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1943) ,formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Dois anos mais tarde, fundava o jornal Última Hora, na cidade do Rio de Janeiro e, aos 23 anos, criava a primeira agência de notícias do estado de São Paulo; Agência Americana.

Em 1918, aos 29 anos de idade, tornou-se diretor e proprietário do vespertino A Gazeta, modernizando-o e transformando-o num dos maiores órgãos de imprensa da época. Para esse fim, importou rotativas da Alemanha, substituiu o telégrafo pelo teletipo e implantou novas técnicas de gravura, composição e impressão gráfica ( a primeira em cores), no Brasil. Implantou,uma nova dinâmica no transporte e distribuição do jornal, possibilitando que os exemplares chegassem às mãos dos leitores em tempo recorde.

Em 1939, inaugurou o Palácio da Imprensa, como viria a ser chamada a sede própria do jornal A Gazeta na antiga rua da Conceição, atual avenida Cásper Líbero. Foi o primeiro edifício erguido no país com as características apropriadas para redação, gravura, composição, impressão e distribuição de um jornal.
Presidiu, entre 1940 e 1941, a Federação Nacional da Imprensa (FENAI - FAIBRA).
Criou um suplemento especialmente dedicado aos esportes, voltado para a cobertura futebolística, chamado de A Gazeta Esportiva e foi o idealizador da Corrida de São Silvestre.
 

Ao morrer num acidente aéreo no Rio de Janeiro, no qual também morreu o então arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar d'Afonseca e Silva, deixou um complexo de comunicações que é administrado atualmente pela Fundação Cásper Líbero.