quarta-feira, 18 de setembro de 2013


FORD F600 . ULTRALAR ( GRUPO ULTRA )

A rede de Lojas Ultralar foi fundada em 1956 por Ernesto Igel, criador do método para engarrafar o gás Propano em um botijão de gás pequeno para vender como gás de cozinha.
Dessa iniciativa surgiu a Empresa Brasileira de Gás a Domicilio, que em 1938 deixaria de ser uma empresa regional para atuar em todo o país como Ultragaz S/A.
Como o numero de fogões a gás era muito pequeno Ernesto Igel também começou a produzir e comercializa-los através de lojas próprias que depois foram reunidas nas Lojas Ultralar pioneira no setor de grandes magazines.   


A Ultralar fez parte do Ibovespa entre Setembro de 1970 e Setembro de 1973 tendo suas ações negociadas na Bolsa de Valores.
Em 1974 segue a tendência das grandes lojas da época como Pão de Açúcar (Jumbo) e Eletroradiobraz (Baleia) abre seu primeiro hipermercado o Ultracenter Ultralar localizado na Marginal Pinheiros em São Paulo, que vendido um ano mais tarde ao Carrefour que chegava ao Brasil atraído pelo grande mercado consumidor potencial e a baixa concorrência entre as empresas nacionais do setor, principalmente nos mercados paulista e carioca.  


No campo publicitário a Ultralar era como as outras lojas investia em anúncios de pagina inteiras nos jornais, tinha artistas como Walter D’Ávila e Jô Soares fazendo suas propagandas que repetia seu slogan usado na época “ Na Ultralar dá pé ”.A empresa em 1965 também patrocinou na TV Globo o telejornal Ultra Notícias.  

No inicio década de 90 o Grupo Ultra inicia o processo de desinvestimento de unidades fora do negócio principal, distribuição de gás e petroquímica e inclui nesse processo as Lojas Ultralar com 44 lojas são vendidas ao Grupo Susa Vendex (a reunião do conglomerado nacional Victor Malzoni com o holandês Vendex).
Após passar pelo Grupo Malzoni Vendex a Ultralar foi comprada por Paulo dos Santos, que concentrou as atividades da empresa no mercado do Rio de Janeiro.
Nessa época o comercio varejista brasileiro sofreu inúmeras transformações.

As empresas mais atingidas foram as tradicionais lojas de departamentos que com a perda de identidade em virtude das frequentes tentativas de mudanças e das indefinições do foco de atuação como foi o caso da Ultralar que acabou entrando em dificuldade.
Em 2000, com 17 lojas a empresa já sente o reflexo das mudanças do mercado e começa a ter problemas econômicos.Para evitar a falência da empresa, Paulo dos Santos, entra em negociação com o Ponto Frio e Casas Bahia para vender a empresa, mas não deu tempo, Em Maio do mesmo ano é decretada a falência, tendo a maioria de seus pontos adquiridos pelas Casas Bahia.