quarta-feira, 16 de outubro de 2013


CAMINHÃO INTERNATIONAL NV184 1962 . COMPANHIA ESTRADA DE FERRO SOROCABANA   

Os caminhões da marca International Harvester trafegam pelo Brasil desde 1926, quando a fábrica norte-americana começou a vender seus veículos no País, juntamente com ônibus e tratores que, na maioria, eram montados aqui.
Com o processo de nacionalização da indústria automotiva dos anos 50, a International Harvester Máquinas S.A. instalou uma fábrica em Santo André (SP). O primeiro caminhão produzido em 1957, foi o modelo NV184
O International não chegou a fazer sucesso,mesmo sendo apropriado para usos severos, graças à sua boa potência e resistência, só foram vendidos 5.669 caminhões e 299 chassis de ônibus em pouco mais de oito anos de fabricação no Brasil. Por isso, a matriz norte americana acabou fechando a fábrica brasileira, em 1965.   

A Companhia Estrada de Ferro Sorocabana foi criada em 2 de fevereiro de 1870 por empresários sorocabanos liderados pelo comerciante de algodão Luís Mateus Maylasky, cidadão Austro-Húngaro, com um capital inicial de 1 200 contos de réis.
O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 10 de julho de 1875 e era formado por uma única linha, em bitola métrica, entre São Paulo e a fábrica de ferro de Ipanema, passando por Sorocaba.

Inicialmente concebida para transportar as safras de algodão, as receitas geradas pelo transporte desse produto logo se revelaram insuficientes, levando a ferrovia a enfrentar sérias dificuldades financeiras.
De 1907 até 1919 a Sorocabana foi arrendada para o grupo Percival Farquhar,passando a operar com o nome `The Sorocabana Railway Co´.  

A Sorocabana serviu a inúmeras cidades do oeste paulista. Sua linha tronco expandiu-se, mas novamente passa por crise financeira, e a situação se deteriorou de tal maneira que a ferrovia teve que ser encampada pelo estado de São Paulo, durante governo Altino Arantes,para assegurar a continuidade do serviço público.
A  Sorocabana permaneceu até 1971 sob o controle direto do Estado de São Paulo, quando foi incorporada à Fepasa. A partir de 1995 as linhas suburbanas da antiga Sorocabana passaram a ser administradas pela CPTM.